sábado, 15 de maio de 2010

Posições Celestes: Planetas Retrógrados


Do ponto de vista da Terra, podemos observar que os planetas conseguem movimentar-se para trás, o que na Astrologia se dá o nome de movimento retrógrado aparente, sendo o resultado dos movimentos da Terra e do planeta à volta do Sol, pois claro, que, na realidade, um planete nunca se move para trás. Além do planeta recuar, antes, também pára (aparentemente).


Este movimento retrógrado aparente só acontece com os planetas, tanto o Sol como a Lua, nunca passam por isto.


Astrologicamente, este fenómenos tem um significado importante, no sentido simbólico, pois quando o planeta está retrógrado, este apresenta um desenvolvimento demorado e difícil (em relação à pessoa). Caso esteja parado, o seu significado já é positivo, se indicar que o planeta se vai mover para o lado direito, no entanto, se o estacionamento indicar que depois o planeta irá passar pelo estado retrógrado, então apresenta dificuldades (em relação à pessoa).


Há planetas, cujas mudanças são mais perceptíveis, nomeadamente: Mercúrio (apresenta um maior número de mudanças: a cada 4 meses permanece 19 ou 24 dias em estado retrógrado); Vénus (a cada 1 ano e 7 meses fica por volta de 45 dias em movimento retrógrado) e Marte (a cada 2 anos fica 80 dias retrógrado).


Na Astrologia, Mercúrio lida com as áreas da comunicação, negócios e durante o seu período retrógrado, é normal que ocorra problemas de comunicação, diálogo, mal entendidos, intrigas, correio demorado ou extraviado, erros de informação, etc...


Nesta fase, é melhor evitar assinaturas importantes, cuidado nas comunicações, com quem falamos e também não é aconselhável cirurgias.


Os relacionamentos (tanto a nível social, como afectivo) são regidos por Vénus. Se este planeta estiver retrógrado, então haverá maior tendência para os acordos e relações passarem por dificuldades e não é aconselhável operações plásticas.


O planeta Marte rege as atitudes, valores e acções que temos de tomar, estando este planeta num movimento retrógrado aparente, é normal que tenhamos altos e baixos nos esforços feitos para alcançar os nossos objectivos, sem haver evolução. Por isso, não se deve começar nada de projectos, para que, quando Marte voltar ao seu rumo direito, não haver a necessidade de abandonar o projecto ou recomeçá-lo. No entanto, faz todo o sentido e é favorável planear novos projectos ou rever aqueles que estão já a ser desenvolvidos para concluí-lo.


Deve ser evitado grande esforço físico, coragem, destreza e cirurgias.


É de salientar, que tudo isto só passa de tendências e probabilidades em acontecer, nada é certo. Até porque se todas as pessoas, quando Vénus está retrógrado, fossem influenciadas, então só havia brigas e divórcios.

Sem comentários:

Enviar um comentário