segunda-feira, 17 de maio de 2010

Espiritismo - A Reencarnação



Ao falarmos de reencarnação, temos primeiro de nos questionar sobre vários aspectos…


Ø O que é a morte?


A morte é a passagem para outra vida.


Sendo assim, podemos considerar que a vida nunca acaba, podemos considerar que a nível do espírito não há morte e que a vida é eterna. E isto tem ligação com a religião cristã católica e outras que acreditam na imortalidade (eternidade) da vida.


Ø A reencarnação processa-se da seguinte maneira:


1. A alma desencarna (morte física);


2. O espírito, depois de desencarnado, vai para uma espécie de Limbo, plano astral, ou ainda chamado de firmamento e, aí, o espírito irá ter acesso a tudo o que fez de bom, de mau, os karmas que concluiu e que já vinham de outras vidas, as missões que realizou, as capacidades que desenvolveu e se as usou devidamente, tudo isso é bem pesado e medido (como que na tradição egípcia, a Balança da Vida que pesava a coisas boas e más da alma decidindo se a alma voltaria à vida - reencarnava na linguagem espírita – ou se ficaria eternamente perdida).


3. Depois disso, há que ver se o espírito em vida deixou coisas por fazer, ou seja, assuntos pendentes. Caso o espírito tenha deixado assuntos pendentes, terá de voltar à terra e resolvê-los. É aí que entram os médiuns (pessoas com capacidades mediúnicas que contacta, com os espíritos); o espírito pode escolher em ser ajudado pelo médium ou tentar ele próprio resolver tudo ou então escolhe não resolver e fica sujeito a permanecer como espírito pela terra;


4. Quando o espírito resolve todos os seus assuntos pendentes na terra, ele volta para o tal firmamento, para ser analisado o seu grau de desenvolvimento. O espírito pode escolher, em parte, a sua futura vida. As suas futuras missões. Talvez até a sua família, parte do sue carácter, etc… pois há que ter em conta que todos temos o nosso livre-arbítrio. No entanto também somos influenciados pelas nossas outras vidas e pelo destino que definirá a outra parte dos aspectos da nossa vida, os karmas, outros traços da nossa personalidade, das nossas missões, pessoas que vamos conhecer, etc…com isto temos de salientar que apesar de termos um destino, este pode ser alterado, conforme as nossas escolhas.


Mediante o seu grau de desenvolvimento e necessidade (por parte de quem está na terra vivo, ou por parte do espírito), a alma voltará a encarnar num espaço de horas ou de séculos!



Ø Objectivos da reencarnação: A evolução da alma, desenvolvimento de todas as capacidades, eliminação de todos os karmas (ligação com a crença católica da ressurreição, ou seja, segundo o catolicismo, depois de morrermos e de termos chegado ao Juízo Final, ressuscitaríamos).


Na doutrina espírita, esta ressurreição dos católicos significa a reencarnação da alma e no fim do processo evolutivo, a ressurreição católica, é para os espíritas a invisibilidade da alma e do corpo.


A ressurreição de Jesus nada mais foi que a sua invisibilidade corpórea e espiritual, pois se Jesus era um ser evoluído, já mão tinha de reencarnar mais e ressuscitou, no sentido de que se tornou invisível e foi para outra dimensão.


O fim dessa nossa evolução é marcado pela sublimação do nosso corpo, a nossa invisibilidade, tornarmo-nos mais leves, até sermos apenas espírito.


Esta teoria é defendida através dos exemplos de Jesus, dos Maias, de Buda, entre outros.


Ainda há quem defenda a teoria da ressurreição da alam e do corpo, no fim da evolução.


E é assim que a nossa evolução se processa, alcançando o desenvolvimento total em cada dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário