quarta-feira, 28 de abril de 2010

Percepção Extra-Sensorial



PES - Segundo a parapsicologia, é a aparente habilidade de certos indivíduos, chamados “sensitivos” ou “psíquicos”, para perceber fenómenos e objectos independentemente de seus órgãos sensoriais. O termo foi cunhado por Joseph Banks Rhine. Para fins de estudo e pesquisa, as percepções extra-sensoriais têm sido divididas nas seguintes categorias gerais:
· Clarividência
· Telepatia
· Precognição
· Radiestesia
· Psicometria
· Retrocognição
· Simulcognição



Psicometria, do grego “psyké”, alma e metron, medida, medição, é um termo que foi cunhado pelo médico americano Joseph Rhodes Buchanan, na virada do século XIX para o século XX (1849), para designar a faculdade extra-sensorial de alguns indivíduos em extrair o conteúdo de algum objecto ou evento impressos fora de nossa realidade física, ou seja, metafisicamente falando, seria captar seu passado, presente ou futuro progresso através de uma volição psíquica em que tudo que está sob o véu para a maioria dos seres se descortina perante o indivíduo com essa capacidade verossímil de subtrair do ambiente ou coisa a sua realidade ou conteúdo antes incognoscível.
Numa teoria espírita, a psicometria funciona através de um espírito desencarnado, que permite o médium obter informações a partir de um objecto.
Na teoria paranormal, não é o espírito que auxilia o médium, mas é a mente (sistema psíquico) deste que possui essa faculdade divinatória.


Radiestesia é uma palavra composta por dois termos distintos: “radius”, que vem do latim e significa “radiação”, e “aisthesis”, de origem grega e que significa “sensibilidade, indicando assim a “sensibilidade às radiações”.
Os seus defensores afirmam possuir a capacidade de captar radiações e energias emitidas por quaisquer objectos, esta habilidade permitiria aos radiestesistas (geralmente com o auxílio de bastões, pêndulos e outros instrumentos) encontrar água (rios, lençóis de água subterrâneos, etc…) minerais, corpos enterrados, objectos perdidos, ou qual seria a melhor dieta para um determinado organismo.
É um método subjectivo e intuitivo, é a arte divinatória mais complicada de separar a realidade, da opinião do radiestesista. Por isso é útil a utilização de guias espirituais, espíritos, anjos de guarda, etc… para que as respostas e eficácia do pêndulo sejam maiores.
Os primeiros pêndulos foram encontrados no Egipto, no vale dos reis. Há cerca de 2000 anos antes da nossa era, chineses radiestesistas já utilizavam a arte do pêndulo para encontrar fontes da água, minérios e a usavam também na agricultura. Os romanos não construíam as suas cidades sem antes consultar um radiestesista.
A radiestesia era antes conhecida por “Rabdomância”
A radiestesia prova ser uma ciência, pois segue os preceitos científicos:
Ø Ter pesquisas com base em literaturas científicas.
Ø Ter base em experiências em laboratório, sendo possível sua reprodução por qualquer pessoa nas condições adequadas.
Ø Fundamentação teórica com bases consistentes.
Ø Estudo estatístico dos resultados, que analisam sua eficácia, seus procedimentos e conceitos.

Como obter respostas:

Se o pêndulo girar para a direita significa que a resposta é positiva, se girar para a esquerda quer dizer que a resposta é negativa. Se o pêndulo movimentar-se na diagonal, então não pode responder ou simplesmente não sabe a resposta. Caso o movimento seja irregular e inconstante, reformule a questão, pois está mal feita.
Existe a possibilidade de programar o pêndulo para responder da maneira que o radiestesista pretende. Dependerá da ligação do pêndulo com o radiestesista.
Existe a possibilidade de construir pêndulos caseiros utilizando uma bola de alumínio, agulha e uma linha (de preferência preta).


Telecinese é a alegada capacidade de mover fisicamente um objecto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. Tal poder está inserido na paranormalidade. A telecinese, telecinésia, ou telecinética, é também conhecida como TK, ou psicocinese/ psicosinésia.
A palavra “telecinese” deriva das palavras gregas “tele” e “kinesis”, que significam ”mover à distância”.
A ideia da telecinese vista pelos TKs é a de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. Os átomos são feitos de energia e, consequentemente, nós somos energia. Por isso podemos controlar objectos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagirmos com a energia que o objecto possui.
Existem vários tipos de Telecineses, entre elas:
· Aerocinese- Capacidade de controlar as correntes de ar e o vento;
· Hidrocinese- Capacidade de controlar a água;
· Pirocinese- Capacidade de controlar as chamas;
· Electrocinese- Capacidade de controlar a electricidade;
· Criocinese- Capacidade de controlar a temperatura;


Telepatia é definida na parapsicologia como a habilidade de adquirir informações acerca dos pensamentos, sentimentos ou actividades de outra pessoa, sem o uso de ferramentas tais como a linguagem corporal ou sinais. A Telepatia é considerada uma forma de percepção extra-sensorial ou anomalia cognitiva, e é frequentemente relacionada a vários fenómenos paranormais tais como a premonição, clarividência e empatia.
A referência à telepatia é bastante comum em textos históricos.



Teletransporte é o processo de transporte de objectos de um lugar para o outro, num curto espaço de tempo, sem a passagem pelo espaço intermediário.
Envolve a desmaterialização de um objecto num ponto e o envio das configurações atómicas deste para outra localidade, onde será reconstruído. Isto significa que o tempo e o espaço podem ser eliminados na viagem. Podemo-nos então transportar para qualquer lugar de forma instantânea, sem precisar de percorrer uma distância física.

Sem comentários:

Enviar um comentário