segunda-feira, 19 de abril de 2010

Paranormal/Parapsicologia

Paranormal - Paranormal é um termo empregado para descrever as proposições de uma grande variedade de fenómenos anómalos ou estranhos ao conhecimento científico.
Muito compreender o termo paranormal como sinónimo de parapsicologia, que lida com fenómenos psíquicos como telepatia, ESP, e estudos do sobrenatural como fantasmas. No entanto, o termo mais amplo para paranormal inclui assuntos considerados como sendo externos ou fora do alcance da Parapsicologia, incluindo OVNIs, criptozoologia e muitos outros de cunho não-psíquico.
Paranormal portanto, é todo o conhecimento que não pode ser explicado pelo nosso conhecimento científico actual sobre o cérebro humano. Engloba conhecimento psíquico e não-psíquico.

Parapsicologia - A Parapsicologia, também conhecida como Pesquisa Psi, é o estudo de alegações de origem supostamente sobrenatural e associados à experiência humana, ou seja, as interacções aparentemente extra-sensório-motoras entre seres humanos e o meio ambiente. Esses fenómenos também são conhecidos como fenómenos paranormais ou fenómenos Psi. Tradicionalmente, a Parapsicologia é definida como a disciplina científica que tem como objecto de estudo a possível interacção extra-sensório-motora entre o ser humano e o meio, ou seja, a mente interferindo directamente no meio sem o uso dos órgãos físicos e sensoriais.
De uma forma geral os fenómenos Psi podem ser classificados, quanto à forma de apresentação, em extra-sensoriais e psicocinéticos.

Quanto ao tempo, esses fenómenos podem ser classificados em:

  • Retrocognição – passado
  • Simulcognição – presente
  • Precognição – futuro

Como exemplos de fenómenos parapsicológicos temos a psicocinese e os fenómenos sugestivos da sobrevivência após a morte, incluindo as experiências próximas da morte, as aparições e a reencarnação.

A Parapsicologia estuda os seguintes aspectos:

  • A hipótese da existência de uma forma de obtenção de informações (comunicação) que prescinda da utilização dos sentidos humanos conhecidos (percepção extra-sensorial), tais como telepatia, clarividência e precognição.
  • A hipótese da existência de uma forma de acção humana sobre o meio físico em que não sejam utilizados quaisquer mediadores ou agentes (músculos ou forças físicas) conhecidos, como a psicocinese.
  • Os fenómenos associados ao pré-nascimento (retrocognição) e a experiências multidimensionais, como a experiência de quase morte, experiência fora do corpo, mediunismo, agente theta, etc...

Sem comentários:

Enviar um comentário