quarta-feira, 28 de abril de 2010

Percepção Extra-Sensorial



PES - Segundo a parapsicologia, é a aparente habilidade de certos indivíduos, chamados “sensitivos” ou “psíquicos”, para perceber fenómenos e objectos independentemente de seus órgãos sensoriais. O termo foi cunhado por Joseph Banks Rhine. Para fins de estudo e pesquisa, as percepções extra-sensoriais têm sido divididas nas seguintes categorias gerais:
· Clarividência
· Telepatia
· Precognição
· Radiestesia
· Psicometria
· Retrocognição
· Simulcognição



Psicometria, do grego “psyké”, alma e metron, medida, medição, é um termo que foi cunhado pelo médico americano Joseph Rhodes Buchanan, na virada do século XIX para o século XX (1849), para designar a faculdade extra-sensorial de alguns indivíduos em extrair o conteúdo de algum objecto ou evento impressos fora de nossa realidade física, ou seja, metafisicamente falando, seria captar seu passado, presente ou futuro progresso através de uma volição psíquica em que tudo que está sob o véu para a maioria dos seres se descortina perante o indivíduo com essa capacidade verossímil de subtrair do ambiente ou coisa a sua realidade ou conteúdo antes incognoscível.
Numa teoria espírita, a psicometria funciona através de um espírito desencarnado, que permite o médium obter informações a partir de um objecto.
Na teoria paranormal, não é o espírito que auxilia o médium, mas é a mente (sistema psíquico) deste que possui essa faculdade divinatória.


Radiestesia é uma palavra composta por dois termos distintos: “radius”, que vem do latim e significa “radiação”, e “aisthesis”, de origem grega e que significa “sensibilidade, indicando assim a “sensibilidade às radiações”.
Os seus defensores afirmam possuir a capacidade de captar radiações e energias emitidas por quaisquer objectos, esta habilidade permitiria aos radiestesistas (geralmente com o auxílio de bastões, pêndulos e outros instrumentos) encontrar água (rios, lençóis de água subterrâneos, etc…) minerais, corpos enterrados, objectos perdidos, ou qual seria a melhor dieta para um determinado organismo.
É um método subjectivo e intuitivo, é a arte divinatória mais complicada de separar a realidade, da opinião do radiestesista. Por isso é útil a utilização de guias espirituais, espíritos, anjos de guarda, etc… para que as respostas e eficácia do pêndulo sejam maiores.
Os primeiros pêndulos foram encontrados no Egipto, no vale dos reis. Há cerca de 2000 anos antes da nossa era, chineses radiestesistas já utilizavam a arte do pêndulo para encontrar fontes da água, minérios e a usavam também na agricultura. Os romanos não construíam as suas cidades sem antes consultar um radiestesista.
A radiestesia era antes conhecida por “Rabdomância”
A radiestesia prova ser uma ciência, pois segue os preceitos científicos:
Ø Ter pesquisas com base em literaturas científicas.
Ø Ter base em experiências em laboratório, sendo possível sua reprodução por qualquer pessoa nas condições adequadas.
Ø Fundamentação teórica com bases consistentes.
Ø Estudo estatístico dos resultados, que analisam sua eficácia, seus procedimentos e conceitos.

Como obter respostas:

Se o pêndulo girar para a direita significa que a resposta é positiva, se girar para a esquerda quer dizer que a resposta é negativa. Se o pêndulo movimentar-se na diagonal, então não pode responder ou simplesmente não sabe a resposta. Caso o movimento seja irregular e inconstante, reformule a questão, pois está mal feita.
Existe a possibilidade de programar o pêndulo para responder da maneira que o radiestesista pretende. Dependerá da ligação do pêndulo com o radiestesista.
Existe a possibilidade de construir pêndulos caseiros utilizando uma bola de alumínio, agulha e uma linha (de preferência preta).


Telecinese é a alegada capacidade de mover fisicamente um objecto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. Tal poder está inserido na paranormalidade. A telecinese, telecinésia, ou telecinética, é também conhecida como TK, ou psicocinese/ psicosinésia.
A palavra “telecinese” deriva das palavras gregas “tele” e “kinesis”, que significam ”mover à distância”.
A ideia da telecinese vista pelos TKs é a de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. Os átomos são feitos de energia e, consequentemente, nós somos energia. Por isso podemos controlar objectos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagirmos com a energia que o objecto possui.
Existem vários tipos de Telecineses, entre elas:
· Aerocinese- Capacidade de controlar as correntes de ar e o vento;
· Hidrocinese- Capacidade de controlar a água;
· Pirocinese- Capacidade de controlar as chamas;
· Electrocinese- Capacidade de controlar a electricidade;
· Criocinese- Capacidade de controlar a temperatura;


Telepatia é definida na parapsicologia como a habilidade de adquirir informações acerca dos pensamentos, sentimentos ou actividades de outra pessoa, sem o uso de ferramentas tais como a linguagem corporal ou sinais. A Telepatia é considerada uma forma de percepção extra-sensorial ou anomalia cognitiva, e é frequentemente relacionada a vários fenómenos paranormais tais como a premonição, clarividência e empatia.
A referência à telepatia é bastante comum em textos históricos.



Teletransporte é o processo de transporte de objectos de um lugar para o outro, num curto espaço de tempo, sem a passagem pelo espaço intermediário.
Envolve a desmaterialização de um objecto num ponto e o envio das configurações atómicas deste para outra localidade, onde será reconstruído. Isto significa que o tempo e o espaço podem ser eliminados na viagem. Podemo-nos então transportar para qualquer lugar de forma instantânea, sem precisar de percorrer uma distância física.

Projecção Astral


A projecção astral é o processo pelo qual o espírito (corpo astral) se desdobra, libertando-se do corpo físico (ficando apenas ligado ao periespírito – substância semi-material que liga o corpo físico ao corpo astral), movimentando-se para outro sítio, à escolha do indivíduo, ou involuntariamente.
Vantagens:
· O projector, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos.
· Nas horas em que seu corpo físico está adormecido, o projector observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo.
· O projector constata, através da experiência pessoal, a realidade do mundo extrafísico (espiritual).
· Pode substituir a crença pelo conhecimento directo, através da experiência pessoal.
· Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação (através da regressão: Hipnose ou auto-hipnose).
· Pode prestar auxílio a doentes através de exteriorização de energias fora do corpo para a consciência destes.
· Pode encontrar pessoas conhecidas fora do corpo.
Desvantagens:
· Triunfalismo
· Susto
· Posição de bruços
· Actividade intelectual prolongada
· Receio de não voltar*
· Café, chá ou alcalóide são prejudiciais à projecção. Alimentos muito fortes e muitos pesados prejudicam a saída - carne vermelha em excesso
· Subestimação*Observação: Para o projector voltar para o seu corpo é só pensar em voltar para o mesmo.

Levitação


Os deuses da mitologia oriental possuíam uma habilidade especial. Eram capazes de voar. No entanto, o comum dos mortais podia também aprender esta arte única. Por exemplo os “Brahams” indianos, yogins (praticantes de yoga), hermitas e faquires podiam levitar-se e flutuar no ar.
Existe um capítulo no “Vedas on levitation”, uma espécie de guia de como atingir o estado requerido para se levitar. Infelizmente o significado de muitas palavras Índicas ancestrais e conceitos foram irreversivelmente perdidos durante os últimos séculos e portanto as instruções valiosas não podem ser traduzidas para as linguagens modernas.
Reza a lendas que as ancestrais praticantes de levitação eram capazes de se levitar até 90cm a partir do solo.
Eles não se levitavam para impressionar a assistência, eles simplesmente queriam atingir a posição mais confortável para realizar os rituais religiosos.
A arte de levitação ainda existe na Índia e no Tibete. Alexander David-Neel, um explorador britânico, testemunhou um voo de um monge budista. O monge Voou uns metros sobre o planalto Cnang Tang. Ele mantinha olhar fixo numa estrela que o guiava. Ainda assim o monge era o único que conseguiu ver a estrela durante o dia.
Os europeus também experienciaram a arte de levitação. Havia uma grande diferença entre os praticantes de levitação medievais orientais e ocidentais. Ao contrário dos “Brahmans”, yogins e monges budistas, os monges europeus nunca tiveram treino especial para se levitarem. Eles normalmente levitavam-se depois de atingir um estado avançado de “ecstasy” religioso.
De acordo com fontes fidedignas, santa Teresa, uma freira carmelita foi uma das primeiras pessoas alvo do processo de levitação na idade média. O seu voo foi visto por 230 padres católicos. A freira escreveu sobre o seu dom fora do comum na autobiografia datada de 1565. É de notar que a freira voou involuntariamente. Ela passou longas horas a rezar para se livrar do seu poder especial. Ela pedia a Deus para que a livrasse desse dom.

Invisibilidade


Acerca da invisibilidade há teorias que divergem muito, mas em praticamente todas, o objectivo seria não a invisibilidade a nível físico, mas a nível espiritual e psicológico. No entanto, é de salientar que, por exemplo os membros de sociedades secretas, como os Rosa-cruz (século XVII- século XX), segundo relatos, apareciam e desapareciam misteriosamente sem ninguém saber quem eles eram e, apenas a única prova que tinham inicialmente sobre a sua existência seriam os panfletos/folhetos fixados a falarem sobre a sua sociedade secreta.
Mais tarde é que se comprova a sua real existência e essa dita sociedade secreta torna-se conhecida, apesar de o que lá se fazia mantinha-se desconhecido e continuava a haver uma selecção rigorosa dos seus membros. Mais recentemente (século XX) foram descobertas as suas teorias, práticas e a selecção dos seus membros foi menos rigorosa.
E uma das suas teorias práticas e tentativas de desenvolvimento seria a invisibilidade. Esta capacidade (que na idade média e no âmbito da magia, talvez até mais actual era praticada e desenvolvida através de rituais e feitiços, inicialmente com o sacrifício de animais, mais tarde apenas com a manipulação de energia) seria desenvolvida através da possibilidade de criar uma nuvem espessa, ectoplasmática, que consistia num aglomerado de electrões e de ectoplasma (substância semi-material que todo o ser humano possui). Esta teoria e prática estavam ligadas à alquimia (entre outras coisas era o processo de transmutação dos metais), já que nessa sociedade o paranormal, o cultismo, (de onde faz parte a alquimia) e a ciência estavam inteiramente associados.
Apesar desta teoria parecer complicada e quase impossível, houve testemunhos que viram a realização dessa faculdade.
A nível da ciência também há o estudo da invisibilidade, através de um processo reflector de espelhos, de um manto e outros componentes e fórmulas de carácter científico.
Apesar desta sociedade secreta ter existido mais acentuadamente entre o século XVII-1623 e o século XX-1933, não quer dizer que antes de 1623 e depois de1933 esta sociedade não tivesse existido ou exista.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Clarividência Vs Visão Remota




Clarividência
É um fenómeno parapsicológico que permite a percepção visual de objectos através de meios paranormais.
Usufrui do Chakra do terceiro olho (entre as sobrancelhas)
Recurso ao auxílio de instrumento é possível, onde a informação contida no nosso subconsciente se reflecte embora a prática da clarividência também se pode processar sem estes.
Qualquer pessoa pode praticar a clarividência desde que desenvolva a capacidade paranormal de modo perceptível.


Vs


Visão remota
É um procedimento no qual se processa a clarividência sob condições controladas.
Envolve a crença na projecção astral ou na projecção da consciência para locais remotos.
É um processo controlado e voluntário, embora haja casos em que acontece involuntariamente.
A nossa forma astral (alma, espírito, consciência astral...) evade-se do corpo físico e vai até ao local do acontecimento, possibilitando a visão do que aconteceu, está a acontecer ou acontecerá.

Formas de Percepção Extra-Sensorial



Retrocognição - Retrocognição, também conhecida como regressão de memória ou regressão a vidas passadas, seria um fenómeno parapsíquico espontâneo ou induzido no qual o indivíduo lembraria espontaneamente lugares, factos ou pessoas relativas a experiencias passadas, sejam elas vidas ou períodos entre vidas.
Através das diferentes técnicas de regressão é possível ter acesso a factos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância, o nascimento, a vida intra-uterina, e até mesmo experiências ocorridas em outras vivências que ainda afectam o dia-a-dia.
A regressão de memória pode ser induzida por hipnose ou técnicas respiratórias. Também pode acontecer espontâneamente.
Acredita-se que é possível resgatar memórias anteriores à vida intra-uterina, ou seja, experiências extra cerebrais, como por exemplo o acto da concepção. A proposta é bastante interessante mas ainda carece de estudos mais aprofundados.

Simulcognição -
A Simulcognição é uma das faculdades Psi-Gama sendo por divisão prática mais precisamente o conhecimento da realidade presente. Diferente portanto da precognição (conhecimento do futuro) e da retrocognição (conhecimento do passado) relaciona-se com a telepatia (conhecimento do pensamento) e com a clarividência (conhecimento de uma realidade física de forma directa por Psi-Gamma).

Precognição -
Precognição é uma percepção extra-sensorial na qual o indivíduo percebe uma informação sobre um futuro local ou evento antes de este acontecer. Os paradoxos (e seu tratamento na ficção) são semelhantes aos ocorridos nas viagens do tempo.
Tudo o que se possa prever para o futuro é apenas uma tendência, que pode ser alterado mediante as nossas escolhas.
Cada previsão é apenas uma possível realidade com mais probabilidade de acontecer.
Todos os meios divinatórios (de adivinhação) e paranormais de previsão servem para, sobretudo, aconselhar, confirmar factos e prever tendências.
Como não somos fantoches (pré-determinados), uma possível escolha, facto, acontecimento, caminho pode levar a outras múltiplas direcções.

São Cipriano


Tascius Caecilius Cyprianus, também conhecido como Cipriano, ou São Cipriano, o Feiticeiro dos Feiticeiros, o Mago dos Magos, o Santo de Deus, enfim, muitos nomes lhe foram atribuídos, muitos mitos, muito respeito e medo, muita adoração. Sempre seguido por uns e perseguido e discriminado por outros.
Mas antes de falarmos resumidamente sobre a vida de Cipriano, há que esclarecer mal-entendidos a cerca dele e dos seus livros…
Existe a crença, o mito e um pouco também, desculpem a indelicadeza, a ignorância de que os livros actualmente publicados (Capa de Aço, Capa Preta, entre outros) fariam mal às pessoas! São histórias antigas e outras recentes, que falam que se alguém ler esses livros, se os tiverem em sua posse, ou se os lerem de trás para a frente, etc… poderiam pôr a pessoa doente até morrer, a pessoa poderia ficar maluca, matar-se, ficar má, enfim, um número infinito de disparates porque existem milhares e milhares desses livros publicados e sabemos que não há milhares e milhares de pessoas a sofrerem por causa do livro.
Sim, é verdade que já foram relatados casos de pessoas que ficaram perturbadas, e más entre outras coisas, mas são casos isolados que apenas provam duas coisas:
1ªPessoas mais sensíveis e susceptíveis de ser influenciadas e perturbadas não leiam quaisquer livros deste género;
2ª Ao ler o livro, não façam disparastes, nem sigam à letra o que é dito, principalmente na parte das magias e poções, se não ficam mesmo malucos!
Nada tem a ver com o livro em si, nem com o que tem escrito, pois são só papéis e letras imprensas com tinta, tem sim a ver com o uso que as pessoas dão ao que está escrito.
Muitos feitiços, mesinhas, poções foram adulterados pelo próprio Cipriano para que quem apanhasse os seus manuscritos, não pudesse ficar com grandes conhecimentos. Muitas coisas foram escritas em códigos simbólicos, em diversas línguas misturadas, outros manuscritos foram queimados por Cipriano, outros pela Inquisição e outros ainda estão guardados secretamente, ou na Torra do Tombo. Poucos ou nenhuns ainda restam intactos sem alterações.
Quem quer usar tais magias e feitiços terá que descodificar e interpretar bem o que está escrito, senão arrisca-se a nada dar resultado ou a dar um resultado diferente do esperado.
Para Finalizar este tema, por enquanto, falemos um pouco de dados biográficos de Cipriano:
· Nasceu em 250 d.C., em Antioquia, erguida na margem esquerda do rio Orontes, na Turquia, filho de pais ricos e pagãos (Edeso e Cledónia).
· Foi desde cedo um seguidor dos rituais pagãos e nutria uma verdadeira vocação para os conhecimentos místicos e ocultos.
· Por volta dos 30 anos, vai para a Babilónia, onde tem contacto com os conhecimentos e com a própria Bruxa Évora.
· Supostamente fez um pacto com Lúcifer e tornou-se seu amigo íntimo, desenvolvendo várias capacidades ocultas e malignas, tornando-se rico, respeitado e temido.
· Ajudou muitas pessoas a fazerem as suas conquistas amorosas e ele próprio a fazer as deles, através da magia, no entanto, não conseguiu conquistar nem ajudar um jovem chamado Aglaide a conquistar uma donzela chamada Justina, pois esta possuía uma enorme fé.
· Isso deu azos a Cipriano se interrogar a cerca do poder de Lúcifer e se seria inferior ao de Deus.
· Converteu-se ao Cristianismo, com a ajuda de Justina e de um amigo seu, Eusébio e foi perseguido pelos romanos, a fim de renunciar a sua fé cristã. E por isso, Justina foi chicoteada e Cipriano foi açoitado com pentes de ferro.
· Reza a lenda que ambos saíram ilesos depois de terem sido mergulhados em azeite a ferver, devido à força da sua fé e das suas orações, ao contrário de um dos soldados do imperador que morreu, quando lá entrou.
· Nunca negando a sua fé, foram decapitados a 26 de Setembro de 304 d.C. e, em vez de serem sepultados, foram expostos durante 6 dias, até um grupo de cristãos os ter recolhido por pena.
· Foi o imperador Constantino que, além de ter reconhecido o cristianismo como religião oficial e o Domingo como dia de descanso cristão, ordenou que os restos mortais de Cipriano fossem sepultados na Basílica de São João Latrão, localizada na praça com o mesmo nome, em Roma, onde se situa a catedral do Papa, onde este exerce o seu mais alto ofício divino.
· Depois de se ter tornado cristão, Cipriano deu toda a sua riqueza e utilizou os seus conhecimentos para o bem, é visto com um símbolo de dualidade entre o bem e o mal, uma prova de que estamos sempre a tempo de mudar!
Não tenham medo deste nome, nem dos seus livros, nem de nada do que vem dele… Cipriano errou, pagou por isso, arrependeu-se e mudou.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Paranormal/Parapsicologia

Paranormal - Paranormal é um termo empregado para descrever as proposições de uma grande variedade de fenómenos anómalos ou estranhos ao conhecimento científico.
Muito compreender o termo paranormal como sinónimo de parapsicologia, que lida com fenómenos psíquicos como telepatia, ESP, e estudos do sobrenatural como fantasmas. No entanto, o termo mais amplo para paranormal inclui assuntos considerados como sendo externos ou fora do alcance da Parapsicologia, incluindo OVNIs, criptozoologia e muitos outros de cunho não-psíquico.
Paranormal portanto, é todo o conhecimento que não pode ser explicado pelo nosso conhecimento científico actual sobre o cérebro humano. Engloba conhecimento psíquico e não-psíquico.

Parapsicologia - A Parapsicologia, também conhecida como Pesquisa Psi, é o estudo de alegações de origem supostamente sobrenatural e associados à experiência humana, ou seja, as interacções aparentemente extra-sensório-motoras entre seres humanos e o meio ambiente. Esses fenómenos também são conhecidos como fenómenos paranormais ou fenómenos Psi. Tradicionalmente, a Parapsicologia é definida como a disciplina científica que tem como objecto de estudo a possível interacção extra-sensório-motora entre o ser humano e o meio, ou seja, a mente interferindo directamente no meio sem o uso dos órgãos físicos e sensoriais.
De uma forma geral os fenómenos Psi podem ser classificados, quanto à forma de apresentação, em extra-sensoriais e psicocinéticos.

Quanto ao tempo, esses fenómenos podem ser classificados em:

  • Retrocognição – passado
  • Simulcognição – presente
  • Precognição – futuro

Como exemplos de fenómenos parapsicológicos temos a psicocinese e os fenómenos sugestivos da sobrevivência após a morte, incluindo as experiências próximas da morte, as aparições e a reencarnação.

A Parapsicologia estuda os seguintes aspectos:

  • A hipótese da existência de uma forma de obtenção de informações (comunicação) que prescinda da utilização dos sentidos humanos conhecidos (percepção extra-sensorial), tais como telepatia, clarividência e precognição.
  • A hipótese da existência de uma forma de acção humana sobre o meio físico em que não sejam utilizados quaisquer mediadores ou agentes (músculos ou forças físicas) conhecidos, como a psicocinese.
  • Os fenómenos associados ao pré-nascimento (retrocognição) e a experiências multidimensionais, como a experiência de quase morte, experiência fora do corpo, mediunismo, agente theta, etc...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Paranormal


Paranormal é o nome atríbuido a todo e qualquer fenómeno que ainda não possuí uma explicação científica. São acontecimentos estranhos cuja causa é, normalmente, atríbuida a algo sobrenatural.

Neste tema iremos abordar as várias concepções e as suas ramificações defendidas e estudadas ao longo dos tempos, tais como:

  • Invisibilidade - Fenómeno há muito praticado pelos membros de sociedades secretas e esotéricos... Será verdade?...
  • Distinção entre parapsicologia e paranormal - Será que todos os fenómenos serão paranormais... ou parapsicológicos?
  • Telecinese - ...apenas uma ficção de uma série televisiva?...
  • Telepatia - "silêncio calma, feitiçaria na tua alma...", uma capacidade fascinante, ou uma partida da mente?
  • Levitação - muito se fala sobre esta habilidade, serão apenas lendas?
  • Pararelismo entre Clarividência e visão remota - seremos mesmo capazes de atravessar as barreiras do tempo e adivinhar o que nos aconteceu, acontece ou acontecerá? A clarividência em que se distingue da visão remota?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fiat Lux!


O grupo Fiat Lux da turma 12ºF da Escola Secundária Gabriel Pereira de Évora, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, apresenta-se por meio deste blog para dar a conhecer o trabalho realizado na disciplina curricular não-disciplinar de Área de Projecto.
Surgem como temas de trabalho o Paranormal, Mitos e Lendas e Ocultismo.
Como objectivo visamos desmitificar certos conceitos e histórias de outrora que influenciam o nosso passado, presente e futuro!
Esperemos que gostem e que ganhem interesse sobre as matérias aqui tratadas...