· Clarividência
· Telepatia
· Precognição
· Radiestesia
· Psicometria
· Retrocognição
· Simulcognição
Numa teoria espírita, a psicometria funciona através de um espírito desencarnado, que permite o médium obter informações a partir de um objecto.
Na teoria paranormal, não é o espírito que auxilia o médium, mas é a mente (sistema psíquico) deste que possui essa faculdade divinatória.
Os seus defensores afirmam possuir a capacidade de captar radiações e energias emitidas por quaisquer objectos, esta habilidade permitiria aos radiestesistas (geralmente com o auxílio de bastões, pêndulos e outros instrumentos) encontrar água (rios, lençóis de água subterrâneos, etc…) minerais, corpos enterrados, objectos perdidos, ou qual seria a melhor dieta para um determinado organismo.
É um método subjectivo e intuitivo, é a arte divinatória mais complicada de separar a realidade, da opinião do radiestesista. Por isso é útil a utilização de guias espirituais, espíritos, anjos de guarda, etc… para que as respostas e eficácia do pêndulo sejam maiores.
Os primeiros pêndulos foram encontrados no Egipto, no vale dos reis. Há cerca de 2000 anos antes da nossa era, chineses radiestesistas já utilizavam a arte do pêndulo para encontrar fontes da água, minérios e a usavam também na agricultura. Os romanos não construíam as suas cidades sem antes consultar um radiestesista.
A radiestesia era antes conhecida por “Rabdomância”
A radiestesia prova ser uma ciência, pois segue os preceitos científicos:
Ø Ter pesquisas com base em literaturas científicas.
Ø Ter base em experiências em laboratório, sendo possível sua reprodução por qualquer pessoa nas condições adequadas.
Ø Fundamentação teórica com bases consistentes.
Ø Estudo estatístico dos resultados, que analisam sua eficácia, seus procedimentos e conceitos.
Como obter respostas:
Se o pêndulo girar para a direita significa que a resposta é positiva, se girar para a esquerda quer dizer que a resposta é negativa. Se o pêndulo movimentar-se na diagonal, então não pode responder ou simplesmente não sabe a resposta. Caso o movimento seja irregular e inconstante, reformule a questão, pois está mal feita.
Existe a possibilidade de programar o pêndulo para responder da maneira que o radiestesista pretende. Dependerá da ligação do pêndulo com o radiestesista.
Existe a possibilidade de construir pêndulos caseiros utilizando uma bola de alumínio, agulha e uma linha (de preferência preta).
A palavra “telecinese” deriva das palavras gregas “tele” e “kinesis”, que significam ”mover à distância”.
A ideia da telecinese vista pelos TKs é a de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. Os átomos são feitos de energia e, consequentemente, nós somos energia. Por isso podemos controlar objectos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagirmos com a energia que o objecto possui.
Existem vários tipos de Telecineses, entre elas:
· Aerocinese- Capacidade de controlar as correntes de ar e o vento;
· Hidrocinese- Capacidade de controlar a água;
· Pirocinese- Capacidade de controlar as chamas;
· Electrocinese- Capacidade de controlar a electricidade;
· Criocinese- Capacidade de controlar a temperatura;
A referência à telepatia é bastante comum em textos históricos.
Envolve a desmaterialização de um objecto num ponto e o envio das configurações atómicas deste para outra localidade, onde será reconstruído. Isto significa que o tempo e o espaço podem ser eliminados na viagem. Podemo-nos então transportar para qualquer lugar de forma instantânea, sem precisar de percorrer uma distância física.